"

Quais as principais causas do ouvido tampado?

Comum em situações de variação de pressão, como mergulho em altas profundidades, descida da serra ou voando de avião, a sensação de ouvido tampado pode surgir sem nenhuma razão aparente. Se o desconforto for prolongado, é necessário procurar um especialista e realizar o tratamento indicado.

O ouvido entupido pode indicar infecção no ouvido, principalmente quando há sintomas como coceira, vertigem, tontura ou febre. Leia este artigo e entenda quais são os motivos mais recorrentes.

Motivos e sintomas

As causas para o ouvido tampado são variadas e a sensação pode vir acompanhada de perda auditiva temporária. Uma das causas mais comuns é a otite, inflamação no canal auditivo que pode tampar o ouvido e dificultar a passagem dos sons. Além da sensação de ouvido entupido, outros sintomas da otite são fortes dores no ouvido, diminuição da audição, falta de apetite, secreção local e febre. O tipo de otite com maior incidência é causado por germes e fungos presentes na água.

>Apesar de ser uma substância natural e fabricada pelo próprio corpo, a cera também pode trazer a sensação de ouvido tampado. Quando há um acúmulo de cera em excesso, é necessário procurar um otorrinolaringologista para fazer a limpeza do canal auditivo. É importante lembrar que o cotonete jamais deve ser utilizado para retirar a cera do ouvido. Isso porque em vez de retirar a “rolha”, acaba empurrando para o fundo do canal auditivo, impossibilitando a passagem do som.

A sensação de ouvido entupido por ser causada também por resfriados, gripes ou crises de rinite alérgica. É recorrente que essas doenças acarretem obstrução nasal devido ao acúmulo de catarro. Esse catarro, por sua vez, pode ser empurrado para o ouvido e trazer a incômoda sensação de ouvido tampado.

No entanto, isso pode ocorrer mesmo sem estar atrelado a gripes ou resfriados. Esse distúrbio é chamado disfunção tubária, consequência da perda da função de válvula da tuba auditiva (canal que liga o nariz com o ouvido). Geralmente, os sintomas da disfunção da tuba auditiva são leves e só persistem por alguns dias.

Labirintite e Síndrome de Ménière

Embora mais raro que as demais, outras duas situações que podem levar à sensação de ouvido tampado são a labirintite e a Síndrome de Ménière. Doença que afeta a orelha interna, a labirintite provoca sintomas como vertigens, tonturas e ouvido tampado. Zumbido, perda de equilíbrio e a diminuição temporária da audição, são outros sintomas associados.

Já a Síndrome de Ménière é uma doença mais rara, que não há uma causa específica e normalmente afeta pessoas de 20 a 50 anos. Além da sensação de ouvido tampado, a síndrome tem como sintomas a perda de audição permanente ou temporária, tonturas e zumbido constante.

Leia mais: Como identificar os sinais da perda auditiva

 

Share

Leave A Comment