Quais os cuidados com o aparelho auditivo no Verão?

Sol, mar, piscina e cachoeira são ingredientes perfeitos para curtir o Verão. Entretanto, é importante lembrar que nesta época do ano os usuários de aparelhos auditivos precisam tomar cuidados extras para a manutenção adequada da prótese auditiva. Confira no artigo quais são as principais recomendações para evitar transtornos e manter seu aparelho auditivo em perfeito funcionamento.

Uma das orientações mais importantes e que deve ser seguida à risca durante o ano todo é não molhar o aparelho auditivo, porque o contato com a água pode danificar os componentes eletrônicos. Alguns equipamentos são resistentes à água, mas apenas em caso de chuva ou respingos, e não em contato contínuo com a água. O Lyric é único aparelho que pode ser usado 24 horas por dia, 7 dias por semana, enquanto toma banho, dorme ou se exercita.</p>

Pelo mesmo motivo é fundamental secar bem o ouvido antes de colocar o aparelho auditivo. Outras dicas para preservar o funcionamento do aparelho auditivo são mantê-los longe da umidade, não expor o aparelho ao calor, jamais deixar em lugares onde exista exposição solar extrema e remover seus aparelhos auditivos antes de tomar banho ou fazer sauna.

Desumidificador é fundamental

O uso do desumificador também é útil para contribuir para a manutenção do aparelho.  O dispositivo retira toda umidade, cera, o mal cheiro e bactéria que podem estar presentes no seu aparelho auditivo. A manutenção e limpeza com pequena escova ou pano macio também são fundamentais para o perfeito funcionamento e durabilidade.

Mas e se apesar de todos esses cuidados você molhar seu aparelho auditivo por engano ou descuido? A primeira ação é desligar imediatamente o aparelho. Em seguida, é necessário retirar a bateria do aparelho e secá-la cuidadosamente com um pano seco. Depois, com o compartimento da bateria aberto, agite o aparelho para retirar toda a água possível. Por fim, utilize o desumidificador para retirar toda a umidade. Aguarde 24 horas, recoloque a bateria e verifique se o aparelho está usando normalmente.

Caso contrário, procure ajuda de um centro especializado. A ParaOuvir Aparelhos Auditivos conta com dois laboratórios próprios em Brasília (DF), com equipamentos de última geração e uma equipe capacitada para realizar com agilidade e rapidez qualquer tipo de conserto necessário.

Cuidado com a otite

No Verão é necessário ficar atento com mudanças na audição e procurar um otorrinolaringologista caso sinta alguma dor ou incômodo no ouvido. Isso porque nesta época do ano é muito frequente a incidência de otite. A inflamação no canal auditivo é causada, na maioria dos casos, por germes e fungos presentes na água.

Os principais sintomas da otite são dores fortes no ouvido, diminuição da audição, falta de apetite, secreção local e febre. Em casos mais graves, pode até aparecer uma secreção com sangue. É fundamental procurar um especialista nos primeiros sintomas para tratamento adequado e diagnóstico em consultório. A inflamação não tratada corretamente pode evoluir para a perda auditiva permanente.

Dicas para cuidar do aparelho auditivo no verão:

Não molhar o aparelho.

Secar bem o ouvido antes de colocar o aparelho.

Manter os aparelhos auditivos longe da umidade.

Não expor o aparelho ao calor.

Remova seus aparelhos auditivos antes de tomar banho ou fazer sauna.

Jamais deixar o aparelho em lugares onde exista exposição solar extrema.

Utilizar o desumidificador todas as noites.

Leia mais: Como identificar os sinais da perda auditiva?

 

Share

Leave A Comment