Qual o papel do fonoaudiólogo no uso do aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é capaz de restaurar a audição e devolver a autoestima, independência e qualidade de vida. Mas para o paciente ter o melhor resultado possível e voltar a se comunicar com clareza, é fundamental o acompanhamento constante de um fonoaudiólogo, que deve ser procurado após o otorrinolaringologista diagnosticar a perda auditiva. O fonoaudiólogo com especialização em Audiologia é o profissional que determinará a prótese auditiva mais indicada para cada paciente e participará de todas as etapas do processo.

Com o diagnóstico em mãos, o fonoaudiólogo avalia quais as características técnicas do aparelho que mais se adaptam ao usuário. A escolha é baseada no exame auditivo, anatomia do ouvido, as queixas do paciente e estilo de vida (quanto mais demanda auditiva um paciente tem mais tecnologia ele necessita). Cabe ao usuário escolher o tamanho e modelo de sua preferência e, evidentemente, o valor que pode ser gasto na compra do aparelho.

Orientação e regulagem personalizada

Feita a escolha do aparelho auditivo, o fonoaudiólogo faz as regulagens de acordo com a necessidade do paciente, como volume e direcionamento do som. Além disso, o profissional orienta o paciente como manusear o aparelho, trocar as pilhas (se houver) e como utilizar as funcionalidades da prótese auditiva. Alguns aparelhos dispõem de recursos como, por exemplo, conexão com o celular ou televisão via Bluetooth.

O fonoaudiólogo também orienta o paciente sobre o período de adaptação e o que esperar do seu aparelho auditivo. É importante o usuário ter a consciência que a adaptação exige paciência, dedicação e empenho, porque o cérebro precisa se acostumar a ouvir novamente. Por isso, em alguns casos é indicado o treinamento auditivo, exercícios que alteram as estruturas do cérebro, aumentando e fortalecendo as redes neurais responsáveis pelo processamento auditivo. O treinamento auditivo é realizado pelo fonoaudiólogo com audiômetros, cabines acústicas e softwares, que estimulam as principais habilidades auditivas

Acompanhamento, manutenção e ajustes periódicos

 Após o paciente escolher o aparelho auditivo seguindo as recomendações do fonoaudiólogo e começar a utilizá-lo, é importante fazer o acompanhamento e ajustes periódicos. Ou seja, a compra do aparelho é apenas o início do processo e o fonoaudiólogo estará sempre presente para qualquer dúvida ou problema que possa surgir. Portanto, a confiança do paciente e da família no fonoaudiólogo são fundamentais para a evolução do processo de adaptação.

Na ParaOuvir Aparelhos Auditivos o paciente tem assistência permanente da equipe de fonoaudiólogos, sem nenhum custo adicional. O mesmo profissional acompanha o paciente em todos os atendimentos e estará à disposição para esclarecer dúvidas, além de aprimorar os ajustes sonoros dos aparelhos de acordo com as necessidades de cada usuário.

Faça um teste grátis

Antes do paciente efetivar a compra do aparelho auditivo, a ParaOuvir oferece teste grátis com o equipamento. O aparelho é ajustado pelo fonoaudiólogo para o paciente, que poderá conhecer as funcionalidades e vantagens do dispositivo antes de efetivar o investimento. Por isso, é imprescindível comprar o aparelho em um centro auditivo especializado e com profissionais capacitados.

Leia também: Quando o aparelho auditivo é indicado?

 

Share

Leave A Comment