Qual a relação de surdez e quedas entre idosos?

A perda auditiva na terceira idade está relacionada ao envelhecimento natural do ser humano e afeta praticamente a metade da população acima dos 70 anos. Porém, além da dificuldade em se comunicar e ouvir os sons com clareza, a surdez aumenta o risco de queda entre os idosos e podem trazer graves problemas à saúde. Isso acontece porque a deficiência auditiva prejudica labirinto, órgão sensorial localizado dentro do ouvido responsável pelo senso de equilíbrio e controle postural do corpo humano.

Outro agravante é o declínio cognitivo natural entre a população idosa, que é ampliado nos casos de perda auditiva. Embora andar e manter o equilíbrio possam parecer tarefas simples para a maioria das pessoas, a perda auditiva reduz a capacidade cognitiva e dificulta atividades rotineiras como a manutenção do equilíbrio ao caminhar.

Problemas de saúde

As quedas são as principais causas de internação hospitalar entre a população da terceira idade. Não é incomum a incidência de fraturas, cujo tratamento é cirúrgico. Em algumas situações, o procedimento pode levar à morte por complicações cardíacas, bloqueios da artéria pulmonar ou infecções generalizadas.

Por isso, é essencial realizar exames periódicos e procurar um especialista a qualquer sintoma de dificuldade de audição. Embora a perda auditiva seja irreversível, na maioria dos casos o uso do aparelho auditivo devolve a capacidade de ouvir e se manter conectado com o mundo. Se a indicação for para o uso do aparelho auditivo, é fundamental procurar um centro auditivo especializado.

Papel do aparelho auditivo

Os aparelhos auditivos amplificam as ondas sonoras para que uma pessoa com perda de audição possa ouvir os sons no ambiente a seu redor, restaurando a autonomia, independência e convívio social aos idosos. Ouvir os sons no ambiente e compreender a fala dos amigos e familiares é imprescindível para caminhar com mais firmeza, mantendo o equilíbrio e postura corporal.

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece todos os tipos de aparelho auditivo disponíveis no mercado e conta com uma equipe capacitada de fonoaudiólogos, que irão indicar o tipo de prótese auditiva que melhor se adapta a cada pessoa e farão todos os ajustes e programações necessárias para proporcionar o melhor resultado. Atualmente os aparelhos são modernos, pequenos, discretos e praticamente imperceptíveis, o que facilita a aceitação e adaptação.

Leia mais: Quais são os tipos de perda auditiva?

Share

Leave A Comment

Clique aqui e ganhe R$ 300,00 de desconto*

Preencha seus dados
para ter o seu desconto*


Regras do desconto
*Válido para qualquer aparelho auditivo da linha Advanced Premium