"

Quando o aparelho auditivo é indicado?

A perda auditiva pode surgir em qualquer idade e é causada pelos mais diversos fatores, desde uma simples infecção no ouvido até lesões ou perfurações na região.

Em geral, aparelhos auditivos são recomendados como tratamento para a maior parte dos casos de perda de audição, pois devolvem a capacidade de ouvir aos pacientes, promovendo, assim, mais qualidade de vida.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre o uso dos aparelhos auditivos, acompanhe o artigo!

Quem pode usar o aparelho auditivo?

O aparelho auditivo é um dispositivo capaz de amplificar o volume dos sons que chegam ao ouvido. É essa característica que faz com que pessoas que possuem algum tipo de perda auditiva recuperem a capacidade de ouvir e consigam viver de forma plena e saudável.

O aparelho é o principal tratamento para a maioria dos casos, independente da idade do paciente. No entanto, é o médico quem vai definir se esse é realmente o tratamento mais adequado, com base no histórico do paciente, no exame físico e no exame de audiometria. Com essas informações em mãos é possível entender de que forma a audição do paciente está prejudicada e com qual intensidade.

Se a perda auditiva for diagnosticada como temporária, como aquelas causadas por alguns tipos de infecções, o simples tratamento da infecção pode recuperar a capacidade de ouvir do paciente, sem a necessidade do uso do dispositivo.

Mas, se a perda for caracterizada como irreversível, como as causadas pelo envelhecimento, pela exposição frequente a sons altos ou por lesões, o aparelho auditivo pode ser a melhor solução.

De qualquer forma, é importante contar com o diagnóstico preciso do otorrinolaringologista e, em seguida, com o acompanhamento de um fonoaudiólogo em todo tratamento. O otorrinolaringologista será responsável por avaliar o tipo de surdez e indicar o melhor tratamento para cada caso. Se o aparelho auditivo for a melhor solução, um fonoaudiólogo irá definir o tipo de aparelho ideal e acompanhar a adaptação do paciente ao recurso.  

Consulte um especialista!

Vantagens do aparelho auditivo

Os aparelhos auditivos recuperam a qualidade de vida dos pacientes, tanto individualmente quanto de forma coletiva.

Com o tratamento, pessoas com perda auditiva voltam a, por exemplo, escutar filmes mais claramente, assistir à TV ou ouvir o som do carro com volumes mais baixo, participar das conversas familiares e entre amigos de forma ativa, além de recuperar a autoestima e se sentirem mais completas e realizadas.

O aparelho auditivo permite uma comunicação mais clara, fluida e efetiva com a sociedade. Os pacientes se sentem mais abraçados, acolhidos e incluídos no meio social.

Mas como saber se tenho perda auditiva?

É comum que muitos pacientes com perda auditiva apresentem sinais semelhantes ao chegarem no consultório de um otorrinolaringologista.

Questões como a dificuldade em entender conversas pessoalmente ou por telefone, a necessidade de aumentar o volume da TV para entender o que está passando, ou o hábito de frequentemente pedir para as pessoas repetirem o que disseram, podem indicar perda auditiva. O surgimento de zumbido no ouvido também pode ser um fator de alerta.

Caso se perceba com algum desses sinais, procure um otorrinolaringologista, pois somente ele é capaz de realizar um diagnóstico preciso, ok?

Quer saber como o aparelho auditivo ajuda pacientes com perda auditiva a recuperar a qualidade de vida? Conheça a história da Eunice com o aparelho auditivo.

 

Share

Leave A Comment