Ruído dos fogos de artifício pode causar perda auditiva

Tradicional nas comemorações e festas de final de ano, os fogos de artifício podem causar perda auditiva temporária ou até mesmo permanente. O som emitido pelos rojões e demais artigos pirotécnicos atinge de 150 a 175 decibéis (dB), acima do limite recomendável. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha não se expor a mais de 140 dB de intensidade sonora. Já no caso das crianças, o limite preconizado pela OMS é 120 dB. Confira neste artigo os prejuízos que a exposição à queima de fogos pode causar à saúde auditiva.

O forte barulho causado pelos fogos de artifício percorre todo o ouvido e atinge as células da cóclea, cuja função é converter as ondas sonoras mecânicas em impulsos elétricos, que são transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo. Esse som alto “mata” as células ciliadas, que não são regeneradas pelo organismo. Isso é chamado de trauma acústico.

Sintomas e precauções

Os principais sintomas de que a audição está prejudicada são pressão no ouvido, dores de cabeça, zumbido ou dificuldades para escutar e entender o que as pessoas falam. Caso sinta qualquer um desses sintomas, procure um especialista o mais rápido possível.

Para se proteger e evitar danos à saúde auditiva, é fundamental se manter distante da explosão dos fogos de artifício. A distância de segurança para os adultos é de pelo menos 15 metros, enquanto as crianças devem se manter a no mínimo 50 metros da queima dos fogos. Porém, quanto mais longe estiver da fonte do som, menores serão os riscos à audição.

Filtros de ruído protegem a audição

Entretanto, se não for possível ficar longe dos fogos de artifício, a melhor alternativa é utilizar filtro de ruído, que protegem audição contra o barulho excessivo. Eles filtram os ruídos indesejados, mas preservam os sons da fala. Ou seja, não é necessário tirar o filtro para conversar com os amigos ou familiares. Para melhorar ainda mais a performance dos filtros, é possível fazer um protetor personalizado, feito exclusivamente para se adaptar ao seu ouvido.

Na ParaOuvir Aparelhos Auditivos você encontra filtros, tampões e outros acessórios que ajudam a manter sua audição saudável. Aproveite as comemorações do final de ano sem colocar a sua saúde auditiva em risco. Visite uma de nossas unidades e conheça nossa linha completa de filtros de ruído.

Leia mais: Perda auditiva não tratada traz riscos à saúde. Entenda!

Share

Leave A Comment