Telefone/Whatsapp para contato
(61) 3443-1042 (61) 99809-8484

Sinais de dificuldade auditiva em crianças

crianças brincando em uma sala de brinquedos

 

Você desconfia que seu filho ou que sua filha esteja com alguma dificuldade para ouvir? Neste artigo, iremos apresentar os principais sinais de um problema auditivo em crianças e indicar a importância de um acompanhamento médico nesses casos.

As dificuldades escolares de seus filhos, a utilização de indagações como “hã?” ou “o quê?”, ou uma simples distração frequente podem representar, sim, uma dificuldade de audição, sendo necessário avaliar se é um quadro de perda auditiva ou não. 

Principais sinais de perda auditiva infantil por faixa etária

Exames auditivos podem — e devem — ser realizados logo após o nascimento do bebê. Quando a criança tem alguma alteração no teste da orelhinha é fundamental o reteste e realização de outros exames para o possível diagnóstico. Mas ainda assim, muitas vezes a perda auditiva se manifesta depois do nascimento. Podendo acontecer em qualquer etapa do desenvolvimento infantil. 

Perda auditiva em crianças: quais as principais causas?

De modo geral, no primeiro ano de vida do bebê, alguns sinais podem indicar uma alteração auditiva. São eles:

  • O bebê não reage à voz da mãe ou do cuidador;
  • Ele é mais quieto e não demonstra muitas emoções;
  • Ele não direciona o olhar ou a cabeça aos sons presentes;
  • Ele não se assusta, sequer acorda com barulhos de alta intensidade;
  • Ele não demonstra interesse por brinquedos sonoros;
  • Ele começa a balbuciar e para repentinamente.

Após o primeiro ano de vida da criança e, principalmente, quando começa a frequentar a escolinha, os sinais mais frequentes que indicam uma perda auditiva são os seguintes:

  • A criança parece ser distraída;
  • A criança fica muito quietinha, conversa ou interage com os colegas em menos intensidade; ou a criança fica muito agitada e não consegue prestar atenção nas atividades escolares. 
  • A criança pede sempre para repetir o que foi dito (“o quê?”,  “hã?”);
  • Ela assiste à TV ou ouve músicas em um volume muito alto;
  • Ela não percebe sinais sonoros mais altos, como o telefone ou a campainha da casa;
  • Ela pode apresentar dificuldades escolares.

Leia também:

Deficiência auditiva atrapalha aprendizado e afeta desempenho escolar

Acompanhamento audiológico infantil: como funciona?

Triagem auditiva neonatal 

No Brasil, a triagem auditiva neonatal é obrigatória por lei e realizada por meio do teste da orelhinha, ainda na maternidade. O exame pode ser feito até mesmo enquanto o bebê dorme e funciona da seguinte forma: um fone de ouvido é colocado no ouvido do bebê a fim de medir a presença de emissões otoacústicas. 

Caso essa primeira triagem auditiva identifique algum tipo de alteração, o teste deverá ser realizado novamente após o intervalo de um mês.

Uma vez que os dois testes apresentem resultado negativo, a criança deverá ser encaminhada para um acompanhamento audiológico, para a realização de exames complementares que permitam obter mais dados. 

E, independente dos resultados, caso o bebê tenha algum fator de risco para a perda auditiva (por conta de algum medicamento ototóxico que precisou tomar, por exemplo), recomenda-se que ele seja acompanhado rotineiramente, como medida preventiva.

Acompanhamento auditivo durante a infância 

Após a triagem auditiva neonatal, é comum que a avaliação auditiva durante a infância seja abandonada. De modo geral, as consultas ao pediatra costumam ser apenas quando a criança apresenta algum sintoma aparente.

O que vale ressaltar, no entanto, é que é fundamental agir de forma preventiva quando se trata da saúde auditiva de uma criança. Uma dificuldade auditiva leve pode passar despercebida por muito tempo, prejudicando — silenciosamente — o desenvolvimento de fala e de comunicação da criança com o mundo. 

Na fase escolar, especialmente, recomenda-se que a criança faça exames auditivos regularmente, como uma forma de avaliar rapidamente qualquer alteração que possa surgir, contornando possíveis dificuldades de aprendizado advindas de uma perda auditiva não tratada. 

Portanto, independentemente dos sinais de uma perda auditiva, é importante que toda criança seja submetida a exames auditivos anualmente.

Como agir se a criança possui uma perda auditiva?

Caso suspeite de uma alteração auditiva da criança, procure um otorrinolaringologista imediatamente. Somente o especialista poderá dar o diagnóstico correto.

Quando a perda auditiva é comprovada, na maioria dos casos, o otorrino indica a consulta com um fonoaudiólogo para a utilização de aparelhos auditivos. 

>>> Conheça agora a linha pediátrica de aparelhos auditivos da Phonak.

O aparelho auditivo possibilitará à criança acesso a todos os sons. A criança passará a receber os estímulos sonoros com qualidade e, assim, conseguirá desenvolver sua comunicação com o mundo, tanto no ambiente familiar, nas brincadeiras com os amigos, e no ambiente escolar.

Portanto, vale ressaltar: ao sinal de qualquer perda auditiva em uma criança, consulte um otorrinolaringologista para seguir com o devido tratamento, ok?

Caso já tenha o diagnóstico em mãos, visite uma das nossas unidades em Brasília e agende um teste gratuito de 10 dias para que seu filho possa experimentar nossos aparelhos auditivos em todos os ambientes do seu dia a dia.

Representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal, a ParaOuvir oferece as soluções mais avançadas para o tratamento da perda auditiva infantil com os aparelhos auditivos da linha Sky™

A linha pediátrica possui recursos específicos que possibilitam aos pais acompanhar quando a prótese auditiva está ligada ou não, e quando a bateria está fraca, visando a qualidade do tratamento para a criança. Os aparelhos ainda são extremamente duráveis, resistentes à poeira e à umidade e podem ser personalizados com a cor preferida da criança. 

Clique aqui e garanta ao seu filho a oportunidade de ouvir os sons do mundo!

Leia também:

Agende um teste grátis de 10 dias com a ParaOuvir, representante exclusiva da Phonak no Distrito Federal

Leave A Comment

Agende seu teste
Gratis por whatsapp

Clique aqui e ganhe R$ 300,00 de desconto*

Preencha seus dados
para ter o seu desconto*


Regras do desconto
*Válido para qualquer aparelho auditivo da linha Advanced Premium