(61) 3443-1042 (61) 99809-8484

Conheça os sinais precoces de perda auditiva

Home - Saúde auditiva - Conheça os sinais precoces de perda auditiva

Conheça os sinais precoces de perda auditiva

A audição é um dos principais sentidos do ser humano e essencial no nosso cotidiano. É através dela que nos comunicamos e desenvolvemos a linguagem e a fala. A perda auditiva pode acontecer de forma gradativa, o que dificulta a identificação e exige atenção permanente. Até porque é comum adotarmos, mesmo que de forma inconsciente, algumas estratégias para “driblar” essa dificuldade de escutar os sons. Como, por exemplo, aumentar o som da televisão ou mesmo fazer leitura labial.

As causas da perda auditiva são variadas. O envelhecimento é a causa mais comum de perda auditiva e afeta mais da metade das pessoas acima de 65 anos. A perda auditiva na terceira idade é chamada de presbiacusia e decorre da degeneração fisiológica natural do ser humano. A surdez também pode ser congênita ou motivadas pela exposição constante a ambientes barulhentos. Alguns sinais precoces podem ajudar a identificar a perda auditiva. Confira quais são eles:

Sons consoantes são mais difíceis de ouvir

Geralmente a pessoa com perda auditiva tem dificuldade de compreender parte das palavras que são ditas, ouvindo com mais facilidade as vogais. As sílabas consoantes costumam ter frequências mais altas e volumes mais baixos, por isso são mais difíceis de serem compreendidas. Isso é o suficiente para não entender a palavra, e consequentemente, todo o sentido de uma frase.

A maioria das perdas auditivas se caracterizam por um prejuízo maior nas frequências agudas (mais finas), onde estão alguns sons como o “s”, “x”, ”f” “v” e ”z”, que são responsáveis por diferenciar uma palavra da outra. Por exemplo, a pessoa fica em dúvida se ouviu a palavra “faca” ou “vaca”, justamente porque a perda auditiva não permite que ela diferencie esses sons.

Dificuldade de ouvir em locais barulhentos

A dificuldade de compreender a fala em ambientes barulhentos, como bares, restaurantes ou casas noturnas pode ser outro sinal precoce de que há algo errado com o seu sistema auditivo. Quando isso acontece, a pessoa precisa de muito esforço e concentração para conseguir ouvir os sons e manter uma conversa em grupo.

O problema é que esse esforço realizado pelo cérebro para processar o som pode causar cansaço excessivo, irritabilidade e falta de vigor físico. Isso acontece porque é como se o cérebro de uma pessoa com perda auditiva tivesse o dobro de trabalho durante o dia em comparação com um indivíduo com audição normal.

Outro problema que pode indicar perda auditiva é o zumbido no ouvido, barulho semelhante a um apito ou cachoeira e que afeta milhões de pessoas de todas as idades. Embora o zumbido no ouvido seja um sinal que pode indicar perda auditiva, isso não quer dizer que todas as pessoas com zumbido terão alguma dificuldade auditiva. Na maioria dos casos é justamente a perda auditiva é que causa o zumbido, e não o inverso.

Aparelho auditivo é a alternativa

Como visto acima, é importante ficar atento para detectar os sinais precoces de perda auditiva e procurar ajuda. Amigos e familiares são fundamentais para ajudar a identificar uma possível perda auditiva. Caso detecte esses sintomas, a orientação é procurar um otorrinolaringologista o mais rápido possível e solicitar um check-up auditivo. O otorrino vai indicar o melhor tratamento de acordo com a necessidade de cada paciente. O uso do aparelho auditivo é indicado na maioria dos casos de perda auditiva.

Atualmente os aparelhos auditivos são modernos e desenvolvidos com tecnologia de ponta. Além de devolver a capacidade de ouvir os sons com excelente qualidade sonora, os aparelhos auditivos contam com funcionalidades. Como, por exemplo, conexão direta ao celular e à TV, transformando o seu aparelho auditivo em um fone de ouvido sem fio.

Portanto, não esqueça que na maioria dos casos a perda auditiva acontece de forma gradativa. Adiar o tratamento pode aumentar o grau da sua perda auditiva e impactar na sua qualidade de vida. A ParaOuvir Aparelhos Auditivos é representante exclusiva no Distrito Federal da Phonak, líder mundial em soluções auditivas. Contamos com uma grande variedade de aparelhos auditivos, além de estrutura completa e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos. Agende uma visita a uma de nossas unidades e volte ao mundo dos sons!

Leia também: Perda auditiva pode causar fadiga e indisposição

Leave A Comment