"

Tampão é a principal opção para proteger a saúde auditiva no verão

Com a chegada das férias e do verão, é comum que as pessoas busquem se refrescar em piscinas, cachoeiras e praias. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não transformar o lazer em incômodo. Um dos maiores riscos para a saúde auditiva nessa época do ano é a otite, inflamação no canal auditivo. O tipo mais comum dessa inflamação é causado por germes e fungos presentes na água. O acúmulo de água no canal auditivo elimina o cerume, proteção natural da orelha, e facilita a inflamação. O uso do tampão no ouvido é a principal opção para se proteger e evitar a otite. Entenda neste artigo os benefícios de utilizar o tampão.

Previna-se contra a inflamação no ouvido

Anatômicos e confeccionados sob medida para crianças ou adultos, os tampões impedem a entrada de água no canal auditivo. Por isso, são muito utilizados por nadadores e pessoas que praticam esportes aquáticos com frequência.

Além de utilizar o tampão de ouvido, outras ações que ajudam a evitar a inflamação são secar bem os ouvidos após nadar, mergulhar ou após o banho; evitar nadar e mergulhar em águas poluídas; e consultar periodicamente um fonoaudiólogo. Não se deve utilizar hastes flexíveis (cotonetes), porque além do risco de machucar, pode retirar a cera protetora do ouvido.

Atenção aos sinais

Os principais sintomas da otite são dores fortes no ouvido, diminuição da audição, falta de apetite, secreção local e febre. Em casos mais graves, pode até aparecer uma secreção com sangue. É fundamental procurar um especialista nos primeiros sintomas para tratamento adequado e diagnóstico em consultório. A inflamação não tratada corretamente pode evoluir para a perda auditiva permanente.

A ParaOuvir Aparelhos Auditivos oferece opções de tampões feitos de silicone antialérgico, transparentes ou coloridos, que bloqueiam o canal auditivo e não permitem a entrada de água. A procura pelos tampões de ouvido aumenta de forma significa nesta época do ano e a busca por esse tipo de proteção pode até dobrar. Por isso, garanta logo o seu. Procure uma de nossas unidades em Brasília e aproveite o verão de forma segura!

Dicas para evitar a inflamação no canal auditivo:

  • Utilizar tampões para evitar a entrada de água
  • Secar bem os ouvidos após nadar, mergulhar ou após o banho
  • Evitar nadar e mergulhar em águas poluídas
  • Não utilizar hastes flexíveis (cotonetes)
  • Consultar periodicamente um fonoaudiólogo

Leia mais: O que causa a perda auditiva?

Share

Leave A Comment