"

Treinamento auditivo: aliado no tratamento da perda de audição

Normalmente indicado aos pacientes com alteração no processamento auditivo, o treinamento auditivo tem se mostrado um importante aliados às pessoas que apresentam perda de audição. A prática tem obtido excelentes resultados em usuários de aparelhos auditivos e implante coclear ou idosos com dificuldade de escutar os sons em ambientes com ruído. Veja neste artigo como o treinamento auditivo pode ajudar na reabilitação auditiva!

Avanço nas habilidades auditivas e capacidade de compreensão

O objetivo principal do treinamento auditivo é melhorar a compreensão da fala e as sensações sonoras. Ao utilizar o aparelho auditivo, é comum o paciente ter dificuldade em se acostumar com os sons e principalmente compreender a fala em ambientes ruidosos, como restaurante, festas ou shows.

Geralmente isso acontece pela falta de estímulo prolongado. O treinamento auditivo melhora as habilidades auditivas e amplia a capacidade de compreensão da fala. Por isso, é essencial para auxiliar na adaptação dos usuários de aparelho auditivo.

O que é o treinamento auditivo?

Mas você sabe o que é o treinamento auditivo? A prática é baseada na capacidade do cérebro em se modificar mediante à uma estimulação intensa. Os exercícios alteram as estruturas do cérebro, aumentando e fortalecendo as redes neurais responsáveis pelo processamento auditivo.

O treinamento auditivo é realizado pelo fonoaudiólogo com audiômetros, cabines acústicas e softwares, que estimulam as principais habilidades auditivas. Durante o treinamento o paciente é incentivado a identificar sons de frequência e intensidades diferentes, se concentrar na fala de uma pessoa enquanto ouve outro ruído e memorizar uma sequência de diferentes sons.

Além de melhorar a compreensão da fala e as sensações sonoras, o treinamento auditivo devolve aos pacientes a confiança para se comunicar. Com isso, a tendência é retomar a participação em atividades sociais e reuniões familiares, recuperando a autoestima e qualidade de vida.

Leia também: Quando o aparelho auditivo é indicado?

 

Share

Leave A Comment