(61) 3443-1042 (61) 99809-8484

Você costuma fazer um check-up da sua audição?

Home - Saúde auditiva - Você costuma fazer um check-up da sua audição?

Você costuma fazer um check-up da sua audição?

A maioria das pessoas costuma realizar um check-up anual da saúde, incluindo exames clínicos e laboratoriais como hemograma, colesterol, glicemia e até oftalmológico. Mas agora responda com sinceridade: você tem o hábito de incluir na sua rotina de exames um check-up da sua audição? Se a sua resposta for não, é fundamental você acrescentá-lo na sua rotina de exames. O procedimento é extremamente importante para detectar de forma precoce uma possível perda auditiva.

Com o envelhecimento do corpo, as células ciliadas presentes no ouvido vão morrendo e não se regeneram. Pesquisas indicam que a audição começa a degenerar partir dos 40 anos. Em alguns casos essa evolução é mais acelerada, dependendo de causas genéticas e estilo de vida. Aproximadamente uma entre três pessoas com a idade de 65 e 74 anos têm algum grau de perda auditiva.

Quanto mais tempo você demorar para identificar a perda auditiva e iniciar o tratamento, mais difícil será a reabilitação auditiva. Ou seja, quanto mais tempo o cérebro for privado de ouvir os sons, mais difícil será para ele voltar a se acostumar a escutar com clareza. Deixar de fazer um check-up auditivo periodicamente pode ser extremamente prejudicial e causar danos irreversíveis à saúde auditiva. Por isso, inclua o check-up da audição em sua próxima rotina de exames.

Como fazer o check-up da audição?

Para fazer um check-up da audição você deverá procurar um médico otorrinolaringologista. O profissional é especializado no tratamento e prevenção de distúrbios e doenças da orelha, nariz e garganta. Caso o médico identifique a perda auditiva, ele irá encaminhá-lo para um fonoaudiólogo especialista em Audiologia. O profissional será o responsável por avaliar o tipo de perda auditiva e o tratamento mais indicado para o seu caso.

Se o diagnóstico for de perda auditiva, o uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado. A prótese auditiva não restaura a audição, mas oferece condições para o paciente ouvir os sons com excelente qualidade sonora, mesmo em ambientes barulhentos. Existem uma série de marcas, tipos e modelos de aparelhos auditivos.

Com o diagnóstico em mãos e a indicação para o uso do aparelho auditivo, o fonoaudiólogo avalia quais as características técnicas do dispositivo que mais se adaptam às suas demandas auditivas. A escolha é baseada no exame auditivo, anatomia do ouvido, suas queixas e estilo de vida. Cabe ao usuário escolher o tamanho e modelo de sua preferência. Além, evidentemente, do valor que pode ser gasto na compra do aparelho.

Adaptação ao aparelho auditivo

Feita a escolha do aparelho auditivo, o fonoaudiólogo faz as regulagens de acordo com a necessidade do paciente, como volume e direcionamento do som. Além disso, o profissional orienta o paciente como manusear o aparelho, trocar as pilhas (se houver) e como utilizar as funcionalidades da prótese auditiva.

Alguns modelos de aparelhos auditivos dispõem de funcionalidades como conexão direta com o celular ou televisão através da tecnologia Bluetooth. Com eles, você pode ouvir música ou falar ao telefone sem precisar tirar o celular do bolso. Existem também modelos com bateria recarregável, que dispensa o uso de pilhas descartáveis.

Por fim, o fonoaudiólogo orienta o paciente sobre o período de adaptação e o que esperar do seu aparelho auditivo. É importante você ter a consciência que a adaptação exige paciência, dedicação e empenho, porque o cérebro precisa se acostumar a ouvir novamente. No início é natural descobrir novos sons e ter a impressão de que são mais altos do que eram antes de utilizar o aparelho. Porém, com o tempo os sons vão se tornando naturais e devolverão a você a capacidade de se comunicar com total independência e segurança.

Estamos prontos para recebê-lo

Tão importante quanto realizar um check-up auditivo periodicamente, é escolher o centro auditivo para a reabilitação auditiva. Com experiência de mais de 12 anos, a ParaOuvir Aparelhos Auditivos conta com estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos.

É importante lembrar que nossas unidades foram adaptadas para recebê-los com total segurança. Os cuidados com a higienização foram redobrados e nossos colaboradores utilizam todos os equipamentos de segurança durante os atendimentos, como luvas cirúrgicas, máscaras, óculos de proteção, propé e toucas higiênicas.

Além disso, os atendimentos serão feitos somente com horário marcado e com intervalo espaçado entre um paciente e outro. Tudo para evitar que os pacientes fiquem aguardando na recepção e tenham contato próximo com outras pessoas. O intervalo ainda é necessário para que a desinfecção da sala seja realizada. Agende uma consulta agora mesmo e mantenha-se sintonizado com o mundo dos sons.

Leia também: ParaOuvir fecha parceria e vai doar 2 mil suportes para máscara

Leave A Comment