"

Zumbido: Conheça as possíveis causas e saiba como tratar

Um barulho insistente e incômodo no ouvido ou na cabeça, quando não há nenhum ruído no ambiente e que pode se assemelhar ao som de cachoeira, cigarra, sino ou apito. O Tinnitus, conhecido popularmente como zumbido, afeta milhares de pessoas de todas as faixas etárias. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema atinge 280 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 30 milhões sofram com o zumbido. Segundo a Associação Americana de Zumbido, cerca de 25% dos idosos acima de 70 anos convivem com o Tinnitus.

A origem do problema pode ser variada. Entre as causas estão alterações no metabolismo ou cardiovasculares, problemas de mastigação, abuso de cafeína, doces e alimentos gordurosos. No entanto, geralmente o zumbido está relacionado a problemas auditivos, como excesso de cera, infecções e lesões, ou ainda a exposição a elevados ruídos sonoros (fones de ouvido, festas ou shows) que podem causar perda auditiva temporária ou definitiva.

“O zumbido é o sintoma mais comum que o usuário de perda auditiva apresenta. Muitas vezes o paciente chega no consultório com queixa de zumbido sem perceber que tem dificuldade auditiva”, explica a fonoaudióloga Erica Bacchetti, gerente de Treinamento do Grupo ParaOuvir. “Isso porque o grau de incômodo do zumbido às vezes é muito maior que a dificuldade de comunicação que a perda auditiva causa”, acrescenta.

Por isso, para grande parte dos pacientes o uso de aparelho auditivo contribui para minimizar o problema e permitir ao paciente levar uma vida normal. A adaptação de próteses pode melhorar não só a capacidade de ouvir por meio da amplificação dos sons, como também diminuir a percepção do zumbido.

“Em muitos casos apenas o uso de aparelho auditivo já resolve o problema. Quando adaptamos uma prótese auditiva para determinada perda, o paciente já sente imediatamente o alívio do zumbido.  Quando o paciente se livra desse incômodo, o ganho de qualidade de vida é grande”, afirma Erica.

A Phonak, líder mundial do segmento e representado com exclusividade pela ParaOuvir no Distrito Federal, oferece tratamento completo para o zumbido. O Portfólio Phonak para o tratamento conta com uma linha completa de aparelhos auditivos com recurso Tinnitus Balance, um gerador de som integrado de faixa ampla de frequência para terapia sonora, que pode ser complementada através de um aplicativo para iOs e Android.

Share

Leave A Comment